Em 2024 decidi nichar minha atuação como profissional e me dedicar especialmente em projetos de estratégia e design para marcas com foco humano e sustentável.

E uma das marcas que mais me inspirou (e respondeu minhas dúvidas sobre essa área) foi a Dobra, uma marca que produz diversos tipos de carteiras, shoulder bags e capas feitas com material bem parecido com papel, porém bem mais resistentes e de forma sustentável.

Com produção toda feita no Brasil e sob demanda, o foco sustentável é uma parte fundamental da marca, e que recente lançou uma linha de pochetes sem uma embalagem em específico criada, mas com um recado que motivou a criação de todo esse projeto:

Com o meu curso de design de embalagens terminando em 2025, vi uma oportunidade de criar uma solução não apenas para esse marca que me inspirou, mas também pra realidade do seu público que sofre um dos problemas mais sérios dos dias atuais: poluição ambiental e de informação.
 
Com as recentes queimadas no Brasil, excesso de poluição e falta de tempo para um excesso de conteúdo, pensei em trazer uma possibilidade para que as pessoas possam lidar com tudo isso junto com a marca, de forma mais simples e leve: através de um incentivo a um hobby usando uma embalagem pra pochete (Por que não?).
 
Unindo sustentabilidade, bem-estar físico e mental.

Pensando em criar uma embalagem compacta, que tenha uma real utilidade para evitar o descarte imediato e motive as pessoas a ter um novo hobby, a Vasdobra nasceu.

Com o objetivo de combater um problema central da marca (que motivou a sua criação), essa embalagem busca trazer uma conexão ainda mais próxima com as pessoas, associando as sensações de bem-estar físico e mental de um hobby novo com a Dobra, aumentado de forma natural a percepção do seu valor de marca para seu público específico.

Picotando o cartão de visitas que contém as sementes para a plantação (e cobrindo com mais ou menos 1 centímetro de terra e logo depois regar), a embalagem vem forrada de filtros de café e que pode ser preenchida com a terra logo em seguida.

Instruções foram feitas em uma das laterais, assim como o convite para o novo hábito no outro canto. Ilustrações centrais foram feitas na embalagem para dar personalidade e comunicar o seu tom mais humano e único, atendendo diferentes estilos e gostos.

Estar dentro da decoração da casa do seu público é estar mais próximo de uma relação humana e de expressão própria, e que a Dobra pode nutrir ainda mais com esse projeto de embalagem. Seja usando ela como um vaso, ou como uma caixa para guardar a própria pochete.

Dessa forma, transformando uma “simples” embalagem facilmente descartável, em uma extensão do valor que a marca proporciona para quem escolhe consumir ela.